Autor(es):
Rodrigues, Adelane Brito ; Gomes, Francisco Wellington Borges
Data: 2020
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Educação a Distância; Licenciatura; Projeto Político-Pedagógico; Tecnologias Digitais; Distance Education; Higher Education; Political-Pedagogical Project; Digital Technologies
Descrição
The demands for the use of digital technologies in teaching are more explicit, given the current social and economic contexts. However, it seems that they still find obstacles to be insert in educational environments. In part, one of the reasons may be related to teacher training. Based on this premise, this text presents the results of a research conducted with the purpose of verifying how a Portuguese Language graduation course train digitally their teachers to be capable of forming equally literate students. The theoretical foundation is based, above all, on the theoretical perspective of digital literacy. The study is of qualitative nature, carried out based on the procedures of documentary research and content analysis. The results show that digital literacy is present in the political-pedagogical project, however, with a mechanistic view of technology, devoid of a critical bias that leads teachers in training to appropriately take ownership of digital tools.
As demandas pelo uso de tecnologias digitais no ensino estão cada vez mais explícitas, dado o atual contexto social e econômico. Entretanto, parece que elas ainda encontram obstáculos para se inserirem nos ambientes educacionais. Em parte, um dos motivos pode estar relacionado à formação docente. A partir dessa premissa, este texto apresenta os resultados de uma pesquisa conduzida com o propósito de verificar como um curso de Letras se propõe a formar professores letrados digitalmente, capazes de formar alunos igualmente letrados. A fundamentação teórica apoia-se, sobretudo, na perspectiva teórica do letramento digital. O estudo é de natureza qualitativa, realizado a partir dos procedimentos da pesquisa documental e da análise de conteúdo. Os resultados mostram que o letramento digital está presente no projeto político-pedagógico, porém, com uma visão mecanicista da tecnologia, destituída de um viés crítico que leve os professores em formação a se apropriarem de maneira criativa das ferramentas digitais.