Autor(es):
Mateus, Samuel
Data: 2013
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Publicness; Public Sphere; Archetypes; Communication anthropology.; Advertising; Pincipio de publicidad; Esfera pública; Arquetipos; Socioantropología de la comunicación; Publicidad; Princípio de publicidade; esfera pública; arquétipos; sócio-antropologia da comunicação; Publicidade
Descrição
Looking to extend the idea of a principle of publicity beyond its strict critical-political model, commonly referred by the Public Sphere, this paper considers the public quality as a universal constant of social life. It is precisely because publicness is a fundamental communicational dimension of society’s organization that it shall be here considered as an archetype. The archetypal publicness suggests that it should be conceived not only according to its historical insights (for example, the Bourgeois Public Sphere) but also according to a major socio-anthropological operation that different societies, in each time, operationalize.
La reflexión sobre la idea de un principio de publicidad más allá de su estricta modelización crítico-política, habitualmente designada por Esfera Pública, esta reflexión considera la calidad pública como una constante universal de la vida social en todas las culturas humanas. Es precisamente por el hecho de que la publicidad se asume como una dimensión comunicacional fundamental de la organización de las sociedades que ella está aquí planteada como pilar de arquetipo. El arquetipo publicitario nos lleva a aprehender la publicidad no sólo según sus actualizaciones históricas (por ejemplo, la Esfera Pública Burguesa), sino también de acuerdo con un funcionamiento socio-antropológico primordial que las diferentes sociedades, en cada época, intentam operacionalizar.
Procurando ampliar a ideia de um princípio de publicidade para além da sua estrita modelização crítico-política, habitualmente designada por Esfera Pública, esta reflexão considera a qualidade pública como uma constante universal da vida social em todas as culturas humanas. É precisamente pelo fato da publicidade se assumir como uma dimensão comunicacional fundamental da organização das sociedades que ela é aqui perspectivada enquanto pilar arquétipo. O arquétipo publicitário leva-nos, assim, a apreender a publicidade não apenas segundo as suas atualizações históricas (por exemplo, a Esfera Pública Burguesa), mas também de acordo com um funcionamento sócio-antropológico primordial que as diferentes sociedades, em cada época, tratam de operacionalizar.