Autor(es):
Mestre, Teresa Dionísio ; Caldeira, Ermelinda ; Lopes, Manuel José
Data: 2024
Origem: Revista de Investigação & Inovação em Saúde (RIIS)
Assunto(s): autocuidado; enfermagem familiar; deficiência intelectual; doença crónica; self-care; family nursing; intellectual disability; chronic disease; autocuidado; enfermería familiar; discapacidad intelectual; enfermedad crónica
Descrição
Background: self-care arises in the family context, despite being seen as a determinant of individual health. The family, understood as a system and social unit, converges towards a pattern of self-care and not a sum of it. Objective: to convert individual self-care into family self-care, considering the needs and characteristics of families with children with intellectual development disorders, by adopting family self-care as the central concept of a standard of care. Methodology: theoretical essay reflecting on the concept of family self-care in the families identified, grounded in the Nursing Self-Care Theory, the Care Partnership Model, the Mid-Range Theory of Self-Care in Chronic Illness, and the General Systems Theory. Results: factors that influence the development of family self-care were identified, which precede four domains in constant interaction with the environment, society, and community. Through these, the family seeks to maintain, protect and/or promote health, mediated by monitoring and disease management behaviours. Conclusion: the families under analysis seek to achieve family health, maintaining it through health promotion and disease management practices, always mediated by family self-care behaviours.
Marco contextual: el autocuidado surge en el contexto familiar, a pesar de ser visto como un determinante de la salud individual. La familia, entendida como sistema y unidad social, converge hacia un patrón de autocuidado y no una suma de ellos. Objetivo: transponer el autocuidado individual al autocuidado familiar, teniendo en cuenta las necesidades y características de las familias con niños con trastornos del desarrollo intelectual, adoptando el autocuidado familiar como concepto central de una pauta de cuidados. Metodología: ensayo teórico de reflexión sobre el concepto de autocuidado familiar en las familias identificadas, anclado en la Teoría del Autocuidado de Enfermería, el Modelo de Asociación de Cuidados, la Teoría del Autocuidado Medio en la Enfermedad Crónica y la Teoría General de Sistemas. Resultados: fueron identificados factores que condicionan el desarrollo del autocuidado familiar, que anteceden a cuatro dominios en constante interacción con el ambiente, la sociedad y la comunidad. A través de ellos, la familia busca mantener, proteger y/o promover la salud, mediada por conductas de monitoreo y manejo de la enfermedad. Conclusión: las familias analizadas buscan alcanzar la salud familiar, manteniéndola a través de prácticas de promoción de la salud y gestión de la enfermedad, siempre mediadas por comportamientos de autocuidado familiar.
Enquadramento: o autocuidado surge no contexto familiar, apesar de ser encarado como um determinante de saúde individual. A família, entendida como um sistema e unidade social converge para um padrão de autocuidado e não para um somatório do mesmo. Objetivo: efetuar a transposição do autocuidado individual para o familiar, atendendo às necessidades e características da família com filho(s) com perturbação do desenvolvimento intelectual, através da adoção do autocuidado familiar, enquanto conceito central de um padrão de cuidados. Metodologia: ensaio teórico que reflete o percurso reflexivo de conceção do autocuidado familiar nas famílias identificadas, ancorado na Teoria do Autocuidado de Enfermagem, no Modelo de Parceria de Cuidados, na Teoria de Médio Alcance do Autocuidado da Doença Crónica e na Teoria Geral dos Sistemas. Resultados: identificaram-se fatores condicionantes ao desenvolvimento de autocuidado familiar, que antecedem quatro domínios em constante interação com o ambiente, sociedade e comunidade. Através destes, a família procura manter, proteger e/ou promover a saúde, mediada por comportamentos de monitorização e gestão da doença. Conclusão: as famílias em análise procuram alcançar a saúde familiar, mantendo-a por meio de práticas de promoção da saúde e gestão da doença, sempre mediadas por comportamentos de autocuidado familiar.