Detalhes do Documento

Nursing students’ first clinical experience

Autor(es): Cabete, Dulce ; Alves, Patrícia ; Baixinho, Cristina ; Rafael, Helga ; Viegas, Laura ; Simão de Oliveira, Célia

Data: 2016

Origem: Pensar Enfermagem

Assunto(s): clinical teaching; nursing student; nursing education; qualitative study; ensino clínico; estudante de enfermagem; ensino de enfermagem; estudo qualitativo


Descrição

Background: Clinical teaching is an important component of nursing education, exposing students, from an early stage, to nursing care and to the nursing profession. Over the past decades, significant political and social changes have also influenced the structure and organization of curricula in nursing education. Therefore, it is vital to adapt teaching strategies to maximize students’ learning opportunities. Aim: The aim of this study is to describe the essential structure of a students’ first clinical experience. Method: This is a descriptive and retrospective study within a phenomenological approach. Participants were first year nursing students who had completed a one-week clinical experience. From the forty students enrolled, eleven volunteered to participate. Data was collected through non-structured interviews. The interviews were audio-taped and transcribed word-by-word. Ethical issues were respected, confidentiality and free and informed participation was guaranteed. The interviews took place only after students’ assessments were finished. Results: The phenomenological analysis was performed in order to describe the essential structure of students’ lived experiences. Data showed that the first clinical experience is a process comprising of four dimensions: professional identity awareness, consciousness of existing and missing skills, learning process, and the feelings and emotions accompanying the whole process. Conclusion: This study highlights the confirmatory nature of the first clinical experience towards profession choice, a student’s need to feel acknowledged and accepted by the client, and the fact that the entire experience is accompanied by a strong emotional component. Further research is needed to investigate these aspects to determine whether the dimensions identified are specific to the first clinical experience and to identify ways in which the educational process could be improved.

Introdução: O ensino clínico, parte essencial da formação em enfermagem, expõe desde cedo o estudante à realidade dos cuidados e da profissão. Reconhecendo que, num contexto de mudanças sociais e profissionais com reflexo, também, na estrutura e organização do curso de enfermagem, é fundamental analisar e adequar a prática pedagógica para maximizar aprendizagens. Objetivo: Pretendemos, com este estudo, descrever a estrutura essencial da primeira experiência clínica do estudante de enfermagem. Método: Trata-se de um estudo descritivo, retrospetivo, de abordagem fenomenológica. Após a primeira incursão em ensino clínico, realizada no primeiro ano do curso, com a duração de uma semana, os estudantes foram convidados a participar no estudo. Dos quarenta estudantes matriculados, onze compareceram para marcação de entrevista individual, constituindo, assim, o grupo em estudo. A recolha de dados foi feita através de entrevista não estruturada. As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas integralmente, dando origem a onze verbatins. Foram salvaguardados os aspetos da confidencialidade e da participação livre e esclarecida. As entrevistas foram conduzidas por uma docente e decorreram após a avaliação e classificação daqueles estudantes na Unidade Curricular. Resultados: A análise fenomenológica conduziu à descrição da estrutura da primeira experiência clínica como um processo de tomada de consciência da identidade profissional, das competências desenvolvidas e a desenvolver, do processo de aprendizagem e das emoções e sentimentos envolvendo a experiência. Conclusão: Salienta-se a natureza confirmatória desta experiência para a confirmação da escolha do curso, a necessidade de o estudante se sentir acolhido e reconhecido pelo cliente bem como uma componente fortemente emocional acompanhando toda a experiência. Importa aprofundar estes aspetos com outros estudos que possam determinar se as dimensões identificadas são específicas do primeiro ensino clínico, bem como integrar os resultados na melhoria do processo educativo.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.