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Prática de ensino aprendizagem em enfermagem no processo de cuidar do adulto


Descrição

O estudo objetivou avaliar uma disciplina do curso de Graduação em Enfermagem, realizado nos meses de abril e maio de 2003. Foram observadas seis aulas teóricas e uma prática de laboratório da disciplina Enfermagem no Processo do Cuidar do Adulto. Os registros foram categorizados em: descrição da realidade, análise crítica da realidade e construção coletiva. Verificou-se que a linha pedagógica adotada foi a tradicional e que a relação aluno-professor era vertical. A metodologia de ensino e a forma de avaliação não foram discutidas. Os recursos pedagógicos foram predominantemente retroprojetor e transparências. A avaliação do conteúdo abordado foi realizado segundo uma linha positivista. Diante deste contexto, pôde-se concluir que existe uma dicotomia entre o que é vivido e idealizado na pós-graduação e o que é realizado junto à graduação. Para que houvesse uma transformação desta realidade seria necessário uma complementaridade mais efetiva entre estas duas formações. 

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
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