Author(s): Melo, Elizabeth Mesquita ; Oliveira, Taciana Cavalcante de ; Barroso, Maria Grasiela Teixeira
Date: 2002
Origin: Oasisbr
Subject(s): Avaliação; ensino; aprendizagem; educação em enfermagem.
Author(s): Melo, Elizabeth Mesquita ; Oliveira, Taciana Cavalcante de ; Barroso, Maria Grasiela Teixeira
Date: 2002
Origin: Oasisbr
Subject(s): Avaliação; ensino; aprendizagem; educação em enfermagem.
Objetivamos analisar a disciplina Bases Teóricas e Metodológicas da Enfermagem, observar e descrever o processo de ensino-aprendizagem, e identificar facilidades e dificuldades. Estudo descritivo, realizado com 37 alunos matriculados na disciplina, através de questionário e observação. A maioria dos alunos considerou a estratégia de ensino adequada. O relacionamento professor-aluno/aluno-professor foi baseado na comunicação efetiva entre educador e educando, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem, apesar de algumas dificuldades percebidas pelos alunos. A disciplina utiliza um processo de ensino-aprendizagem baseado na construção de um saber crítico e transformador, evidenciando estratégias de ensino bastante interativas, com ênfase na relação horizontal.