Author(s):
Meyer Jr., Victor ; Lopes, Maria Cecília Barbosa ; Zablonsky, Marcos José ; Murphy, J. Patrick
Date: 2010
Origin: Oasisbr
Subject(s): Gestão de matrículas; Estratégia; Universidades comunitárias; Enrollment management; Strategy; Private universities
Description
Este trabalho tem o objetivo de analisar as práticas de gestão da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, quanto à atração e retenção de alunos. O bem sucedido modelo de gestão de matrículas, implantado pela DePaul University, foi utilizado como referência no estudo. O contexto altamente competitivo vivenciado por ambas universidades, torna a atração e a retenção de alunos um desafio a ser vencido com estratégias apropriadas. O trabalho caracteriza -se como um estudo comparativo de natureza exploratória e descritiva. A análise focalizou o planejamento estratégico, o marketing educacional e a gestão de matrícula - os três principais elementos do modelo adotado pela DePaul University e os resultados indicam que a gestão de matrículas, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, é praticada d e forma incipiente, mesclando atividades profissionais e amadoras. Na prática a adoção de um sistema integrado de matrículas irá proporcionar base para melhores decisões quanto ao mercado, em especial quanto à concorrência, demanda e perfil do aluno desejado, além de estratégicas mais adequadas para a retenção de alunos. As conclusões ressaltam que a gestão de matrículas requer uma gestão profissional integrada se constituindo em estratégia relevante para a sobrevivência institucional.
The purpose of this study is to analyze managerial practices of the Pontifical Catholic University of Paraná—PUCPR (Curitiba, Brazil)—to attract and retain students. The highly-successful model of enrollment management implemented by DePaul University (Chicago, USA) serves as reference and benchmark for comparison purposes. The highly -competitive environment experienced by both institutions provides the setting for the challenge to attract and retain students through effective managerial strategies. The study is comparative and descriptive in nature. The analysis focuses on strategic planning, educational marketing, and enrollment management —key elements of the model used by DePaul University. The results indicate that enrollment management practices in place at PUPR are characterized by the combination of professional and amateur, or unprofessional approaches. Results further indicate that adopting an integrated system would improve decision making especially vis -à-vis the competition, demand, and profile of targeted students; it would also increase student retention rates. The result s show the need for enrollment management techniques to survive and flourish in the highly competitive market of studentrecruitment and retention.