Document details

Formação inicial em enfermagem : mudanças curriculares para incrementar as potencialidades da prática

Author(s): Longo, João ; Firmino, Cristiana

Date: 2022

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/13943

Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Subject(s): EDUCAÇÃO; ENSINO DA ENFERMAGEM; ENSINO CLÍNICO; EDUCATION; NURSING TEACHING; CLINICAL TEACHING


Description

A generalidade dos currículos que integram a oferta formativa da formação inicial do ensino superior politécnico compreendem uma componente prática, vulgo estágio (e.g., saúde, educação). Porém, quando se procura saber o que legitima essa componente e se a mesma responde às expectativas daqueles que a frequentam ou ministram, os discursos centram-se mais em crenças do que em evidências devidamente susten tadas. Com este estudo procura-se saber, na perspetiva de estudantes e professores, quais as mudanças curriculares que poderiam incremen tar as potencialidades da prática na formação inicial em enfermagem. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, descritiva, de natureza interpretativa. A amostra é intencional, composta por 68 professores e 15 estudantes de 13 Escolas Superiores de Saúde/ Enfermagem nacionais. Na recolha de dados foram aplicadas a técnica de Focus-Group aos professores e a entrevista semiestruturada aos alunos. O tratamento dos dados foi executado com recurso à análise de conteúdo temática segundo Bardin. No decurso do processo investigativo, foram cumpridas as recomendações da Declaração de Helsínquia e Convenção de Oviedo. Os resultados mostram que as mudanças curriculares desejadas vão desde a necessidade de repensar as finalidades e objetivos da componente prática, passando pelas estratégias, organização formal e formadores desejados. São ainda objeto de análise as relações entre os contextos e a academia.

Most of the curricula that make up the training offer of initial training in polytechnic higher education comprise a practical component, commonly known as internship (e.g., health, education). However, when trying to find out what legitimizes this component and whether it responds to the expectations of those who attend and teach, the speeches focus more on beliefs than on duly sustained evidence. This study seeks to find out, from the perspective of students and professors, which curricular changes could increase the potential of practice in initial nursing education. This is a study with a qualitative, descriptive approach, of an interpretative nature. The sample is intentional, made up of 68 professors and 15 students from 13 national Higher Schools of Health/Nursing. In data collection, the FocusGroup technique was applied to the teachers and the semi-structured interview to the students. Data treatment was carried out using thematic content analysis according to Bardin. During the investigative process, the recommendations of the Declaration of Helsinki and the Convention of Oviedo were complied with. The results show that the desired curriculum changes range from the need to rethink the purposes and objectives of the practical component, passing through the strategies, formal organization, and desired trainers. The relations between the contexts and the academy are also an object of analysis. Keywords: students; teachers; curriculum; clinical practice; nursing

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents