Detalhes do Documento

O uso do podcast enquanto ferramenta complementar ao ensino presencial em enfermagem: revisão scoping

Autor(es): Firmino, Cristiana ; Frade, Fátima ; Moutinho, Lídia ; Valentim, Olga ; Antunes, A. Vanessa ; Longo, João

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10437/14558

Origem: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Assunto(s): EDUCAÇÃO; ENSINO DA ENFERMAGEM; PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; EDUCATION; NURSING TEACHING; PODCASTING; TEACHING-LEARNING PROCESS


Descrição

Hoje, os estudantes de enfermagem estão mais acérrimos do mundo digital e necessitam de ferramentas que os cativem para o desenvolvimento de competências, tanto na academia, como na prática clínica. A inclusão de um podcast pode ser uma nova perspetiva para a potencialização do processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste artigo é mapear as evidências sobre a utilização de um podcast como ferramenta pedagógica no curso de licenciatura em enfermagem. Esta revisão, sob o ponto de vista metodológico, seguiu o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping reviews e está registada no Open Science Framework. Doze estudos foram incluídos nesta revisão, tendo em conta o título, resumo, texto completo e critérios de inclusão. Os resultados mostram que o podcast é considerado uma ferramenta facilitadora do ensino e aprendizagem na área da saúde, pela possibilidade ilimitada de reprodutibilidade, facilmente acedida a partir de um telemóvel em qualquer sítio ou hora. E porque permite ser utilizado tanto pelos discentes como pelos docentes, é uma ferramenta benéfica, facilitadora e dinamizadora como material de apoio, com possibilidade de ser utilizada em diversos conteúdos no curso de licenciatura em enfermagem.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.