Autor(es):
Mêdas, Tatiana Sofia da Costa
Data: 2020
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/16115
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Assunto(s): Diferenciação pedagógica; Gestão eco-comportamental; CLIL; Pedagogical differentiation; Eco-behavioral management
Descrição
O presente relatório foi redigido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no contexto de Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico. Esta unidade teve como principal objetivo permitir a prática de ensino em Inglês com turmas de 1º Ciclo e construção e desenvolvimento de saberes profissionais para a prática desta ação docente. Este estudo iniciou com objetivos precisos relativamente às práticas de diferenciação, gestão eco-comportamental e CLIL, na sala de aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico. Através de uma primeira fase de observação, à priori do início da Prática de Ensino Supervisionada, compreendi que os temas acima mencionados eram relevantes alvos de investigação, na instituição em que estava integrada. Como tal, foram definidos objetivos para o desenvolvimento deste estudo, de modo a compreender as representações que existem quanto a diferenciação pedagógica relativamente ao processo de ensino-aprendizagem, assim como a análise do manual de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico da instituição onde desenvolvi a minha Prática de Ensino Supervisionada. De igual modo pretendi perceber se na sala de aula existem práticas e recursos relacionados com as práticas de diferenciação. Relativamente à abordagem CLIL, pretendia evidenciar quais os benefícios que esta apresenta na formação do aluno. Na realização deste estudo, optei por uma investigação qualitativa, uma vez que é a que me permitia agilizar os instrumentos de investigação que tencionava utilizar, nomeadamente as notas de campo, a análise de trabalhos e atividades práticas, a análise do manual e o implementação e análise de um questionário a docentes de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico. A utilização desta metodologia de investigação possibilitou que pudesse tecer a teoria e depois colocá-la em prática, para que pudesse alcançar os objetivos propostos e responder às questões de investigação, sendo-me possível assumir uma atitude de observadora como participante do estudo e realizar a recolha dos dados e análise dos mesmos. Os resultados adquiridos permitem comprovar que a diferenciação pedagógica está presente na mente dos docentes, embora a prática desta não seja tão afluente, enquanto que relativamente à gestão eco-comportamental se verifica um maior desconhecimento do termo e de em que consiste. Relativamente ao CLIL, verifiquei que os alunos demonstram bastante interesse por atividades com esta abordagem, e que os docentes a consideram útil e importante, mas não a única relevante.