Autor(es):
Gomes, Paulo Sérgio Machado Veloso ; Marques, António da Silva ; Pereira, Javier ; Correia, António ; Donga, João ; Sá, Vitor J.
Data: 2019
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/18676
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Assunto(s): Ambientes imersivos; Realidade virtual; Realidade aumentada; Vídeo 360; Empatia; Esquizofrenia; Literacia em saúde mental e bem-estar
Descrição
O presente trabalho descreve o processo de criação do artefacto multidimensional “e-EMotion-Capsule” que explora a imersividade para gerar emoções através da criação de ambientes impactantes. A perspetiva multidimensional da e-EMotion Capsule permite ao participante experienciar diferentes ambientes criados recorrendo a tecnologias imersivas como o vídeo a 360, ambientes de realidade virtual e plataformas de realidade mista. O participante coloca os óculos RV para interagir com o artefacto e EMotion-Capsule, passando ele próprio a fazer parte do universo imersivo em que se envolveu. As suas próprias emoções desencadeiam as funções cognitivas de processamento percetivo, simbólico e lógico determinantes para construir a sua interpretação. O artefacto recorre ao inovador conceito de narrativa a 360 em que o movimento do corpo proporciona uma experimentação interativa, autónoma e personalizada, associada a estímulos visuais e sonoros que se fundem com o próprio participante. A arte digital ao incorporar este tipo de narrativa induz o participante a assumir o papel do personagem principal, desencadeando neste a dualidade entre reagir e agir, entre observar e provocar, quebrando a indiferença e gerando inquietação