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Visão de escola - cerebralmente racional e instrumentalmente humana. Uma análise dos relatórios de avaliação externa das escolas.

Autor(es): Diogo, Vera ; Diogo, Fernando ; Teixeira, Inês ; Duarte, Pedro

Data: 2018

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/22701

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Assunto(s): Imagens organizacionais; Visão de escola; «Nova Gestão Pública»


Descrição

Em Imagens das Organizações, Morgan (2006 [1986]) deu o mote à construção interpretativa integradora da multidimensionalidade organizacional. No contexto da «nova gestão pública» e perante tendências centralizadoras e uniformizantes dos sistemas de ensino (Azevedo, 2007), analisar os relatórios da avaliação externa realizada pela IGEC permite abarcar as inter-relações entre a organização escolar idealizada pela tutela e as preconizadas funções sociais da «escola como instituição» (Serón, 2002). Nesta articulação, a visão de escola idealizada pela administração do sistema educativo em Portugal centra-se na metáfora racional, instrumentalizando processos democráticos e cognitivos.Seguindo uma metodologia interpretativa, realizou-se uma análise de conteúdo categorial para condensar e classificar a informação (Bardin, 1979). O corpus empírico é constituído pela totalidade dos relatórios de avaliação das escolas e agrupamentos da Região Norte (289), durante o segundo ciclo da avaliação externa das escolas (2011-2017).

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) REPOSITÓRIO P.PORTO
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