Detalhes do Documento

Avaliação do potencial antimicrobiano de fungos filamentosos: Um estudo promissor na abordagem do pé diabético e da resistência bacteriana

Autor(es): Ferreira, D. ; BAYLINA MACHADO, PILAR ; Sá, S. ; Areal Hermida, L. ; Rocha, A. C. ; Baylina, Pilar ; Fernandes, R. ; Sieiro, C.

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/30065

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto


Descrição

Prevê-se que até 2045, cerca de 700 milhões de pessoas possam ser afetadas pela Diabetes Mellitus (DM). Uma complicação frequente em indivíduos com DM é o pé diabético, que se manifesta por feridas nos pés causadas por danos nos nervos e vasos sanguíneos, resultando frequentemente na amputação dos membros inferiores. Esta situação é agravada por infeções bacterianas, causadas por estirpes resistentes, como Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA), Pseudomonas aeruginosa e Klebsiella spp. produtoras de beta-lactamases de espectro estendido (ESBL), dificultando o tratamento destas lesões. A resistência antibiótica, impulsionada pelo uso excessivo e indiscriminado de antibióticos, destaca a necessidade urgente de novos fármacos e terapias mais eficazes. Neste contexto, os fungos apresentam-se como uma fonte promissora de novos agentes antimicrobianos, devido à vasta gama e diversidade de compostos bioativos que conseguem sintetizar.

Tipo de Documento Póster não publicado nas atas da conferência
Idioma Português
Contribuidor(es) REPOSITÓRIO P.PORTO
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.