Detalhes do Documento

Inovações pedagógicas : das percepções às práticas profissionais

Autor(es): Pinto, Sara ; Rocha, Filipe ; Gonçalves, Daniela

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3284

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Inovação pedagógica; Prática pedagógica -- inovação; Desenvolvimento profissional de professores


Descrição

A inovação pedagógica pode ser equacionada a partir de múltiplos olhares, em particular, por aqueles que podem assumir-se como agentes de mudança, agindo estrategicamente para inovar as suas práticas educativas. No presente artigo é nosso objetivo apresentar e discutir as percepções docentes de, sensivelmente, mais de uma centena de docentes do ensino básico e secundário que exercem a sua profissão na zona norte de Portugal, sobre o conceito de inovação pedagógica e os seus benefícios na qualidade da definição de ações estratégias de ensino com consequências na aprendizagem. A metodologia utilizada permitiu contrastar as situações profissionais e humanas dos docentes em relação às mudanças educativas, as práticas educacionais, a conceção de ações estratégicas de ensino e aprendizagem e ao desenvolvimento profissional. As conclusões corroboraram a hipótese inicial de que a inovação pedagógica é uma oportunidade de desenvolvimento profissional (e pessoal), que resulta da complexidade do processo de ensino e aprendizagem.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.