Autor(es):
Pinto, Sara ; Rocha, Filipe ; Gonçalves, Daniela
Data: 2024
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3284
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Inovação pedagógica; Prática pedagógica -- inovação; Desenvolvimento profissional de professores
Descrição
A inovação pedagógica pode ser equacionada a partir de múltiplos olhares, em particular, por aqueles que podem assumir-se como agentes de mudança, agindo estrategicamente para inovar as suas práticas educativas. No presente artigo é nosso objetivo apresentar e discutir as percepções docentes de, sensivelmente, mais de uma centena de docentes do ensino básico e secundário que exercem a sua profissão na zona norte de Portugal, sobre o conceito de inovação pedagógica e os seus benefícios na qualidade da definição de ações estratégias de ensino com consequências na aprendizagem. A metodologia utilizada permitiu contrastar as situações profissionais e humanas dos docentes em relação às mudanças educativas, as práticas educacionais, a conceção de ações estratégicas de ensino e aprendizagem e ao desenvolvimento profissional. As conclusões corroboraram a hipótese inicial de que a inovação pedagógica é uma oportunidade de desenvolvimento profissional (e pessoal), que resulta da complexidade do processo de ensino e aprendizagem.