Document details

A importância dos suportes tradicionais de narração para a formação de leitores: exemplo de uma proposta didática

Author(s): Pais, António

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/5917

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Suportes de narração; Kamishibai; Oralidade; Desenvolvimento literácito


Description

Na perspetiva didática, a literatura fantástica constitui um excelente recurso de integração social e curricular, explorando a aproximação do literário à interface fantástico/realidade. A leitura em voz alta e o diálogo partilhado sobre o lido devem representar a característica didática dominante de abordagem e devem determinar em conjunto com os fatores culturais e de individualidade social de partida a seleção dos suportes de narração para a interação. A abordagem que propomos parte do princípio que o recurso às técnicas tradicionais de narração, neste caso o Kamishibai (teatro de papel), permite a criação de objetos didáticos que, nos mais variados contextos sociais, facilitem a criação de ambientes de leitura e diálogo potencialmente eficazes para o desenvolvimento literácito das comunidades envolvidas.

Document Type Book part
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents