Detalhes do Documento

A importância dos suportes tradicionais de narração para a formação de leitores: exemplo de uma proposta didática

Autor(es): Pais, António

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/5917

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Suportes de narração; Kamishibai; Oralidade; Desenvolvimento literácito


Descrição

Na perspetiva didática, a literatura fantástica constitui um excelente recurso de integração social e curricular, explorando a aproximação do literário à interface fantástico/realidade. A leitura em voz alta e o diálogo partilhado sobre o lido devem representar a característica didática dominante de abordagem e devem determinar em conjunto com os fatores culturais e de individualidade social de partida a seleção dos suportes de narração para a interação. A abordagem que propomos parte do princípio que o recurso às técnicas tradicionais de narração, neste caso o Kamishibai (teatro de papel), permite a criação de objetos didáticos que, nos mais variados contextos sociais, facilitem a criação de ambientes de leitura e diálogo potencialmente eficazes para o desenvolvimento literácito das comunidades envolvidas.

Tipo de Documento Capitulo
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados