Autor(es):
Pais, António
Data: 2015
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/5917
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Assunto(s): Suportes de narração; Kamishibai; Oralidade; Desenvolvimento literácito
Descrição
Na perspetiva didática, a literatura fantástica constitui um excelente recurso de integração social e curricular, explorando a aproximação do literário à interface fantástico/realidade. A leitura em voz alta e o diálogo partilhado sobre o lido devem representar a característica didática dominante de abordagem e devem determinar em conjunto com os fatores culturais e de individualidade social de partida a seleção dos suportes de narração para a interação. A abordagem que propomos parte do princípio que o recurso às técnicas tradicionais de narração, neste caso o Kamishibai (teatro de papel), permite a criação de objetos didáticos que, nos mais variados contextos sociais, facilitem a criação de ambientes de leitura e diálogo potencialmente eficazes para o desenvolvimento literácito das comunidades envolvidas.