Author(s):
Junior, Emerson ; Pasqualotti, Adriano ; Gil, Henrique ; Kieling, Mônica
Date: 2024
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/9143
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Subject(s): Treinamento Cognitivo Computadorizado; Atenção; Memória; Pessoas Idosas; Computerized Cognitive Training; Attention; Memory; Elderly people; Entrenamiento Cognitivo Computarizado; Atención; Memoria; Personas mayores
Description
Este artigo aborda uma revisão sistemática sobre as funções neuropsicológicas da atenção e da memória em pessoas idosas submetidas a treinamento cognitivo computadorizado. A pesquisa foi realizada em bases de dados eletrônicas, incluindo Lilacs, Medline, Scopus, Web of Science, Scielo, Sbie, Eric, IEEE Xplore, Ovid, Science Direct, SpringerLink, SAGE Journals e Wiley Online Library, considerando artigos publicados nos últimos 12 anos, em português, inglês e espanhol. Os critérios de elegibilidade incluíram a definição explícita da área de concentração, a utilização de treinamento cognitivo informatizado, a existência de resultados e um público composto por pessoas idosas. A seleção dos estudos foi realizada em três etapas: identificação, triagem e elegibilidade, contando com a participação de dois pesquisadores de forma simultânea e independente. A pesquisa bibliográfica resultou em um total de 328 estudos e, após exclusão dos estudos duplicados e revisão de títulos, resumos e textos completos, foram incluídos 20 estudos para a síntese qualitativa. A caracterização dos estudos incluídos na revisão sistemática foi apresentada em um quadro que detalha informações sobre os principais autores, ano de publicação, país de origem da pesquisa, critérios de elegibilidade, fontes de dados, instrumentos de avaliação, tipo de estudo, método, objetivos resultados esperados, resultados clínicos, métodos de análise, limitações, lacunas e implicações clínicas. Como resultado, verificou-se a importância da estimulação cognitiva como estilo de vida saudável para o cérebro, e identificou-se que a utilização do treinamento cognitivo informatizado apresenta ganhos nas funções neuropsicológicas de atenção e memória em pessoas idosas.