Detalhes do Documento

A dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informática

Autor(es): Ribeiro, Ruben ; Fernandes, Cátia ; Santos, Raquel ; Ferreira, Nuno Martins ; Jackson, Inês Borges ; Matos, Joana

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/11895

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Animação sociocultural; Património; Tecnologias da informação; Tecnologias da comunicação; Projeto de intervenção; Escola Superior de Educação de Lisboa; Sociocultural animation; Heritage; Information technologies; Communication technologies; Intervention project; Superior School of Education of Lisbon


Descrição

A dinamização do património histórico com o auxílio das novas tecnologias é, na atualidade, uma prática a ter em conta por parte dos futuros profissionais de animação sociocultural. No 2.º ano da licenciatura em Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Lisboa, a unidade curricular Património Histórico, Artístico e Cultural propõe, como elemento avaliativo, a construção de um projeto de intervenção a partir do património edificado português, mobilizando-o o e reconhecendo-o como um importante recurso educativo, cultural e identitário. Esta comunicação tem como objetivo apresentar um desses projetos, realizado por estudantes no ano letivo de 2016/2017, tendo em conta i) a utilização de novas tecnologias na animação sociocultural; ii) a relação entre a animação sociocultural, o património e as novas tecnologias; e iii) a criação de uma aplicação informática no âmbito daquela unidade curricular para a dinamização do património. O trabalho realizado pelo grupo de estudantes permite afirmar que as novas tecnologias constituem um recurso privilegiado para a dinamização do património por parte do animador sociocultural.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) RCIPL
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.