Autor(es):
Ribeiro, Ruben ; Fernandes, Cátia ; Santos, Raquel ; Ferreira, Nuno Martins ; Jackson, Inês Borges ; Matos, Joana
Data: 2017
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/11895
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Animação sociocultural; Património; Tecnologias da informação; Tecnologias da comunicação; Projeto de intervenção; Escola Superior de Educação de Lisboa; Sociocultural animation; Heritage; Information technologies; Communication technologies; Intervention project; Superior School of Education of Lisbon
Descrição
A dinamização do património histórico com o auxílio das novas tecnologias é, na atualidade, uma prática a ter em conta por parte dos futuros profissionais de animação sociocultural. No 2.º ano da licenciatura em Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Lisboa, a unidade curricular Património Histórico, Artístico e Cultural propõe, como elemento avaliativo, a construção de um projeto de intervenção a partir do património edificado português, mobilizando-o o e reconhecendo-o como um importante recurso educativo, cultural e identitário. Esta comunicação tem como objetivo apresentar um desses projetos, realizado por estudantes no ano letivo de 2016/2017, tendo em conta i) a utilização de novas tecnologias na animação sociocultural; ii) a relação entre a animação sociocultural, o património e as novas tecnologias; e iii) a criação de uma aplicação informática no âmbito daquela unidade curricular para a dinamização do património. O trabalho realizado pelo grupo de estudantes permite afirmar que as novas tecnologias constituem um recurso privilegiado para a dinamização do património por parte do animador sociocultural.