Author(s):
Delgado, Catarina ; Mendes, Fátima ; Martins, Maria Clara ; Cruz Almeida, Pedro ; Santos, Raquel
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/16639
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Ensino remoto; Aprendizagem da matemática; Ensino remoto de emergência; Formação Inicial de professores e educadores
Description
A partir de março de 2020, e considerando a pandemia associada à COVID-19, as Instituições do Ensino Superior (IES) tiveram de alterar o seu modo de funcionamento, adaptando-se e dando resposta urgente a desafios decorrentes do Ensino Remoto de Emergência que tiveram de implementar. Este capítulo visa a partilha de experiências de Ensino Remoto de Emergência, que decorreram durante os anos letivos 2019/20 e 2020/21, e das quais emergiram mudanças nas práticas no ensino da Matemática, na Formação Inicial de professores/as e educadores/as, nomeadamente no que respeita às modalidades de trabalho, aos recursos usados no ensino e aprendizagem e à avaliação das aprendizagens nesta área disciplinar. Cada um destes aspetos é discutido numa secção a partir de evidências de situações da prática de ensino da Matemática ou da sua Didática, que decorreram na Licenciatura em Educação Básica (LEB) nas Escolas Superiores de Educação (ESE) de Lisboa, Santarém e Setúbal. Pretende-se ainda que este capítulo constitua uma reflexão sobre: (1) os desafios e constrangimentos com que nos deparámos; (2) as metodologias adequadas a situações de ensino e aprendizagem em regime a distância; e (3) as implicações destas experiências em eventuais mudanças na prática docente em regime presencial, na Formação Inicial de professores/as e educadores/as.