Detalhes do Documento

O contributo da aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências sociais: estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade

Autor(es): Allegro, Carolina ; Valente, Bianor

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/17172

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Resolução de problemas; Competências sociais; Alunos


Descrição

O presente estudo foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) II, integrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. O objetivo geral do estudo foi compreender qual o contributo da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) no desenvolvimento de competências sociais de alunos do 5.º ano de escolaridade, nomeadamente da colaboração. Em conformidade com o objetivo geral foram definidos os seguintes objetivos específicos: i) caracterizar o desenvolvimento da colaboração dos alunos ao longo das atividades do tipo ABRP; ii) compreender a opinião dos alunos acerca das aprendizagens desenvolvidas durante a realização de atividades do tipo ABRP. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e as técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação estruturada participante e a entrevista semiestruturada realizada em grupo. Os dados recolhidos foram tratados com recurso à técnica de análise de conteúdo e de análise estatística descritiva. Este estudo foi desenvolvido ao longo das aulas da componente curricular de Ciências Naturais com alunos de duas turmas do 5.º ano do 2.º CEB. Os resultados obtidos, tanto através das observações como das entrevistas, sugerem que de facto as atividades de ABRP contribuem para o desenvolvimento de competências sociais, em particular a colaboração. Este estudo foi organizado em quatro secções: enquadramento teórico, metodologia, resultados e considerações finais.

Tipo de Documento Capitulo
Idioma Português
Contribuidor(es) RCIPL
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.