Author(s):
Leite, Teresa ; Valente, Bianor ; Campos, Joana
Date: 2024
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/17181
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Licenciatura em Educação Básica; Competências; Empregabilidade; Degree in Basic Education; Skills; Employability; Licenciatura en Educación Básica; Habilidades; Empleabilidad; Diplôme d'éducation de base; Compétences; Employabilité
Description
O presente artigo visa caraterizar as competências que diplomados e docentes reportam serem promovidas na Licenciatura em Educação Básica de uma instituição de Ensino Superior e compreender como os diplomados avaliam as condições de acesso ao mercado de trabalho conferidas pela licenciatura. Para o efeito, no final do no ano letivo 2021/2022, aplicou-se um questionário, ao qual responderam 108 diplomados e 37 docentes. Para a categorização das respostas abertas utilizaram-se procedimentos mistos. As competências relacionadas com o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem são as mais referidas, tanto por docentes como por diplomados. Enquanto as competências associadas à dimensão profissional, social e ética são as segundas mais reportadas entre os diplomados, nas respostas dos docentes a segunda dimensão mais visível diz respeito ao desenvolvimento profissional ao longo da vida.