Document details

(In)coerências e (Des)articulações nas AE das Diferentes Áreas Disciplinares do 1.º CEB

Author(s): Valente, Bianor ; Leite, Teresa

Date: 2024

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/17588

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Currículo; Aprendizagens essenciais; Perfil do aluno; Gestão curricular.


Description

O presente trabalho teve como principal objetivo mapear o currículo, procurando analisar a estrutura, as (in)coerências e (des)articulações das Aprendizagens Essenciais (AE) das diferentes áreas disciplinares do 1.º ciclo do Ensino Básico. Para tal, procedeu-se a uma análise comparativa das AE no 1º ciclo do Ensino Básico. Os resultados evidenciam que, apesar de uma harmonização dos documentos, ao nível da estrutura e do design, há diferenças relevantes ao nível da organização e extensão das AE, ao nível da lógica subjacente à elaboração das ações estratégicas de ensino do professor, assim como da articulação entre as aprendizagens essenciais, as ações de ensino e os descritores do perfil do aluno. As diferenças encontradas podem justificar as fragilidades reportadas pelos professores, nos processos de decisão e gestão curricular e parecem ser o reflexo da ausência de entendimentos comuns entre as diversos equipas de autores das AE.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo