Autor(es):
Gama, Ana ; Soares, Maria da Conceição ; David, Alexandra
Data: 2024
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/17990
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Ensino Superior; Programas de mentoria; Comunicação
Descrição
Os Programas de Mentoria têm vindo a afirmar-se como uma estratégia de apoio à integração dos/as estudantes nas Instituições de Ensino Superior, visando promover o sucesso académico e prevenir o abandono escolar Na prossecução destes objetivos, no ano letivo 2021/2022 o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) implementou o Programa Mentori@IPL. Decorridas três edições, verifica-se, ainda, uma taxa de adesão reduzida face ao universo dos estudantes. Uma vez que a forma de comunicar o programa pode ter influência na adesão ao mesmo, o projeto de investigação, COMentoria teve como objetivos descrever e analisar a comunicação do programa e identificar eventuais necessidades de reformulação. Seguindo uma metodologia mista, foram mobilizadas técnicas de recolha e análise de dados qualitativas - análise documental, análise SWOT, focus group e análise de conteúdo – e quantitativas – questionário e análise estatística. Os dados evidenciam que os estudantes e os stakeholders consideram crucial que a divulgação do Programa seja nas redes sociais e nos sites institucionais, valorizando também a comunicação interpessoal presencial; os eventos presenciais, o recurso às redes sociais e ao merchandising são as estratégias consideradas mais eficazes para mobilização de mentores/as e mentorandos/as a participar nas atividades propostas; e ainda que os conteúdos da comunicação devem ser concisos.