Detalhes do Documento

A mentoria no ensino superior: os desafios da comunicação no programa Mentori@IPL

Autor(es): Gama, Ana ; Soares, Maria da Conceição ; David, Alexandra

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/17990

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Ensino Superior; Programas de mentoria; Comunicação


Descrição

Os Programas de Mentoria têm vindo a afirmar-se como uma estratégia de apoio à integração dos/as estudantes nas Instituições de Ensino Superior, visando promover o sucesso académico e prevenir o abandono escolar Na prossecução destes objetivos, no ano letivo 2021/2022 o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) implementou o Programa Mentori@IPL. Decorridas três edições, verifica-se, ainda, uma taxa de adesão reduzida face ao universo dos estudantes. Uma vez que a forma de comunicar o programa pode ter influência na adesão ao mesmo, o projeto de investigação, COMentoria teve como objetivos descrever e analisar a comunicação do programa e identificar eventuais necessidades de reformulação. Seguindo uma metodologia mista, foram mobilizadas técnicas de recolha e análise de dados qualitativas - análise documental, análise SWOT, focus group e análise de conteúdo – e quantitativas – questionário e análise estatística. Os dados evidenciam que os estudantes e os stakeholders consideram crucial que a divulgação do Programa seja nas redes sociais e nos sites institucionais, valorizando também a comunicação interpessoal presencial; os eventos presenciais, o recurso às redes sociais e ao merchandising são as estratégias consideradas mais eficazes para mobilização de mentores/as e mentorandos/as a participar nas atividades propostas; e ainda que os conteúdos da comunicação devem ser concisos.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) RCIPL
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.