Document details

A mentoria no ensino superior: os desafios da comunicação no programa Mentori@IPL

Author(s): Gama, Ana ; Soares, Maria da Conceição ; David, Alexandra

Date: 2024

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/17990

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Ensino Superior; Programas de mentoria; Comunicação


Description

Os Programas de Mentoria têm vindo a afirmar-se como uma estratégia de apoio à integração dos/as estudantes nas Instituições de Ensino Superior, visando promover o sucesso académico e prevenir o abandono escolar Na prossecução destes objetivos, no ano letivo 2021/2022 o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) implementou o Programa Mentori@IPL. Decorridas três edições, verifica-se, ainda, uma taxa de adesão reduzida face ao universo dos estudantes. Uma vez que a forma de comunicar o programa pode ter influência na adesão ao mesmo, o projeto de investigação, COMentoria teve como objetivos descrever e analisar a comunicação do programa e identificar eventuais necessidades de reformulação. Seguindo uma metodologia mista, foram mobilizadas técnicas de recolha e análise de dados qualitativas - análise documental, análise SWOT, focus group e análise de conteúdo – e quantitativas – questionário e análise estatística. Os dados evidenciam que os estudantes e os stakeholders consideram crucial que a divulgação do Programa seja nas redes sociais e nos sites institucionais, valorizando também a comunicação interpessoal presencial; os eventos presenciais, o recurso às redes sociais e ao merchandising são as estratégias consideradas mais eficazes para mobilização de mentores/as e mentorandos/as a participar nas atividades propostas; e ainda que os conteúdos da comunicação devem ser concisos.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents