Author(s):
Pais, António
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/2804
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Integração curricular; Unidade didática; Didatologia; Curricular integration; Didactic unit project; Didactological reasoning; Intégration curriculaire; Unité didactique; Didactologie
Description
Neste trabalho, com base na análise de diferentes formas de conceber e entender a integração didática na perspetiva curricular portuguesa e da consideração do trinómio didático - globalização da aprendizagem / motivação / ensino e aprendizagem integrados nos primeiros anos de escolaridade –, propomos, do ponto de vista científico - didático, uma reflexão sobre os princípios e fundamentos da sequenciação didática e da construção de unidades didáticas integradoras, com o objetivo de dar contributos significativos para que, desde a formação de professores, se possam criar bases teórico-práticas de definição de percursos de ensino e aprendizagem com potencial efetivo de integração nas dimensões epistemológica e curricular.