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Perfil comportamental dos estudantes do ensino básico relacionado com a mochila escolar

Autor(es): Ribeiro, Daniela ; Santos, Paula Clara ; Simões, Daniela ; Venâncio, João ; Firmino-Machado, João ; Carvalhais, Alice ; Ferreira, Margarida

Data: 2018

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/8939

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Postura; Conduta postural; Meio escolar; Mochila escolar; Perfil comportamental; Posture; Postural conduct; School; School backpacks; Behavioral profile


Descrição

Objetivo – Determinar e analisar o perfil comportamental dos estudantes do primeiro ciclo do ensino básico sobre o uso da mochila escolar. Método – Estudo observacional, analítico e transversal. A amostra foi constituída por 88 estudantes do 1º ciclo do ensino básico no concelho de Vila Nova de Famalicão (Portugal). Foi aplicado um questionário para avaliar o comportamento dos estudantes relativamente ao tipo, modo de transporte, organização do material escolar e peso da mochila. Resultados – Todas as mochilas apresentavam duas alças e eram reguláveis. A maioria dos estudantes de todos os anos letivos transportava a mochila de alças nos dois ombros. No geral, os estudantes do 1º ciclo distribuíam o material de forma desorganizada pelos compartimentos da mochila e colocavam o material mais pesado afastado da coluna vertebral, não se verificando diferenças significativas. O índice de proporção mostrou que os estudantes transportavam as mochilas com peso inferior a 10% do peso corporal, exceto os estudantes do 1º ano de escolaridade (p<0,05). O peso transportado nas mochilas era significativamente assimétrico durante os dias da semana e entre os níveis de escolaridade (p<0,05). Conclusões – A maioria dos estudantes do 1º ciclo transportava a mochila com as alças nos dois ombros; porém, desconheciam as características adequadas do tipo de mochila e da distribuição uniforme do material escolar. A variação da carga da mochila durante a semana entre os níveis de escolaridade era significativamente inconsistente, mostrando que o índice de proporção de carga era mais elevado no primeiro ano de escolaridade.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) RCIPL
Licença CC
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