Author(s):
Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial) ; Rosa, Marta ; Silva, Mário ; Matos, Rui ; Gonzaga, Luis ; Amendoeira, José
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/4007
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Subject(s): COVID-19; Estudantes; Literacia; Saúde Mental positiva
Description
Introdução: A pandemia de COVID-19 reduziu a mobilidade social e as interações sociais em períodos de confinamento. Mesmo aqueles que não sofreram da doença apresentaram manifestações de stresse, ansiedade e depressão (Serviço Nacional de Saúde, 2021). Objetivos: Avaliar os níveis de ansiedade, depressão e stresse dos estudantes. Metodologia: Estudo correlacional descritivo transversal. Participantes: 775 estudantes, selecionados por amostra de conveniência. Instrumento de medida: Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse-21(DASS-21), versão portuguesa. Dados analisados com recurso ao IBM SPSS Statistics para Software Windows, Versão 27.0. Resultados e discussão: Os resultados mostraram que a maioria dos participantes apresentou um nível normal de depressão (72,5%), ansiedade (79,7%) e stresse (87,6%). Cerca de 6,5% referiram um nível grave ou extremamente grave de ansiedade ou depressão. Conclusões: Os resultados sugerem que as instituições de ensino superior devem promover a estabilidade emocional e influenciar a saúde mental positiva dos estudantes, através de conscientização.