Author(s):
Torres, D. ; Rosa, Paulo ; Sovela, A. ; Escobar, C. ; Inácio, G. ; Rodrigues, H. ; Silva, I. ; Serrão-Arrais, Ana ; Catela, David
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/4732
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Subject(s): nó de oito; aprendizagem motora; crianças; constrangimentos intrínsecos; figure 8 knot; motor learning; intrinsic constraints; children
Description
Crianças com 10 anos já conseguem realizar um nó tão complexo e essencial em várias atividades como o de 8 simples. Fomos verificar se crianças com menos de 10 anos conseguiam executar este nó. Quarenta e uma crianças entre os 6 e os 9 anos (6,98±0,91) (meninas=24- 7,0±0,89 anos; meninos= 6,94±0,97), exploraram a sua execução (A) através de vídeo na perspetiva própria, com possibilidade de visualizações intercalada, até conseguir 3 sucessos consecutivos, seguida de testes de retenção (R) e transferência (T). Não se observou diferença entre géneros, mas há indicadores que sugerem maior facilidade das meninas no T. Entre os 6 e os 9 anos, não há diferença de prestação e qualidade de execução do nó, embora se observe abandono de algumas aos 6 e 7 anos, pelo que é de admitir que aos 6 anos as crianças já entraram no período sensível de aquisição deste nó, embora não todas. Dada a diversidade de condições propiciadas, recomenda-se facultar às crianças não só poderem ver, como as vezes que desejarem, verem e fazerem simultaneamente, podendo alternar estes comportamentos. Sugere-se a introdução do nó de 8 no 1ºCEB, através de visualização em vídeo, na perspetiva pessoal.