Detalhes do Documento

MatematicAtiva : aprender matemática de forma ativa atividade física e jogos lúdicos para conteúdos de matemática do 2.º ano - 1.ºciclo

Autor(es): Ramos, Liliana ; Simões, Vera ; Franco, Susana

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/4874

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): matemática; 1ºciclo; 2ciclo; atividade física; práticas pedagógicas


Descrição

São inúmeras as evidências científicas que demonstram que a prática de atividade física (AF) está associada a benefícios para a saúde e é reconhecida como um importante determinante do bem-estar físico e psicossocial das crianças. Contudo, atendendo às alterações, significativas, que os ambientes e contextos do quotidiano, da nossa sociedade, têm sofrido nos últimos anos, têm-se vindo a verificar níveis insuficientes de prática de AF, sobretudo, nas crianças, levando a problemas de saúde pública como por exemplo o excesso de peso e a obesidade infantil. Note-se que a obesidade infantil está no topo da agenda política da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é considerada uma grave condição de saúde pública, em todo o mundo. Atentas a esta questão, várias entidades mundiais emanaram diversas orientações com o intuito de aumentar os níveis de prática de AF nas crianças. A OMS desenvolveu uma estratégia europeia de AF, que refere as escolas como um importante cenário-chave para implementar projetos de AF para aumentar os níveis de AF em crianças. Tendo em conta que as crianças e jovens passam a maior parte do dia na escola, este é o local ideal para implementar programas de AF que promovam uma vida ativa e saudável.

Tipo de Documento Livro
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados