Autor(es):
Branco, Didiana ; Vieira, Isabel ; Rodrigues, Ana
Data: 2015
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/4240
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Assunto(s): Ensino; Recursos históricos; Técnicas de Interpretação; Turismo.
Descrição
Este artigo pretende destacar a aproximação entre o ensino de História, do Turismo e da Interpretação do património. Neste sentido, uma equipa multidisciplinar tem levado a cabo uma investigação, que envolve intersecções entre estas áreas científicas, numa cidade histórica do norte de Portugal (cidade de Lamego). Foi criado um discurso interpretativo do pórtico de um dos mais emblemáticos monumentos desta cidade histórica (Sé Catedral), tendo sido realizadas entrevistas em profundidade a 15 visitantes. Concluímos que a interpretação dos recursos históricos permite a construção de um produto turístico patrimonial. Através de uma ligação mais estreita entre o discurso histórico, interpretação e turismo é possível criar uma diferenciação do produto patrimonial tornando-o num produto único e, portanto, mais atraente para os diversos segmentos. Na construção dos discursos acerca de elementos patrimoniais com vista à apresentação a potenciais visitantes, descobrimos que tanto o discurso histórico como o turístico possuem semelhanças, diferindo, sobretudo, na linguagem. O ensino de História deposita na construção de narrativas uma possibilidade de cultivar a formação histórica dos alunos para atingir consciências históricas. As narrativas recortadas pelo turismo, não negam as históricas, mas a sua intenção passa pela agregação de valores atuais e interpretações que diferenciem o Património.