Autor(es):
Rocha, Paulo ; Pereira, Antonino ; Simim, Mário ; Aranha, Ágata
Data: 2023
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/7955
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Assunto(s): Desenvolvimento Psicomotor; Pessoas com deficiência; Capoeira; Psychomotor development; People whit Disability
Descrição
Em função dos avanços conquistados a nível de inclusão socioeducacional, buscamos compreender melhores estratégias para o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual e do desenvolvimento (DID). Objetivo: Identificar qual o impacto neuropsicomotor que uma intervenção de capoeira promove em pessoas com DID. Métodos: estudo de caso, com uma abordagem qualitativa de cunho exploratório. O local do estudo foi a Associação Pestalozzi de Fortaleza, Ceará – Brasil. Participaram 10 alunos com DID. Foi aplicado uma entrevista semiestruturada com os pais, professores e profissionais que acompanharam os participantes da pesquisa. As entrevistas foram analisadas pela análise de conteúdo de Bardin (2015) e seguiram as seguintes categorias: motricidade, aspectos psicológicos, aspectos sociais e aprendizagens escolares. Os impactos foram observados nos aspectos sociais, psicológicos e psicomotores de acordo com os pais, professores e profissionais entrevistados. Conclusão: Concluímos que um programa de intervenção com capoeira para pessoas com DID promove mudanças positivas nos aspectos neuropsicomotores.