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Investigação e formação em questões de género com crianças

Autor(es): Pereira A ; Paula Pereira de Oliveira Cardoso, Ana ; Almeida M ; Lacerda José, Carla Sofia Pereira ; Ferreira, Manuela ; Margarida Campos, Sofia ; Pereira, Antonino ; Guiné, Raquel

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/9274

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Assunto(s): Educação para a cidadania; Género; Estereótipos; Igualdade de oportunidades


Descrição

Introdução: As questões de género são um tema fundamental nas sociedades atuais, que importa debater desde cedo, a fim de contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania plena (Alvarez & Vieira, 2014). Por isso, quisemos perceber em que medida as crianças já têm interiorizados alguns conceitos em relação às diferenças de géneros e a importância de uma intervenção educativa ao nível do 1.P Ciclo do Ensino Básico (CEB). Método: O estudo consistiu numa investigação sobre as práticas (Ponte, 2002; Cardoso, 2014), utilizando diferentes técnicas de recolha de dados (pesquisa documental, observação participante, questionário e uma entrevista focus group). Participaram 24 crianças, 8 meninos e 16 meninas do 4.2 ano, com idades compreendidas entre os 9 e 11 anos, de uma escola pública de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu. Resultados: Os dados obtidos revelaram que as crianças tinham já conhecimentos prévios sobre o assunto na linha do que a sociedade veicula. Todavia, a intervenção realizada levou a que muitos dos alunos(as) modificassem as suas perspetivas e se tornassem mais conscientes da influência de alguns estereótipos de género. As crianças manifestaram espanto por algumas situações abordadas, nomeadamente relativas às profissões, sobre as quais não tinham ainda refletido e, em geral, demonstraram concordância em haver direitos iguais tanto para homens como para mulheres no meio social e profissional. Conclusão: A educação para a igualdade de género é essencial em todo o percurso educativo. Com ela, as crianças têm a possibilidade de desconstruir preconceitos enraizados na sociedade, de desenvolver a sua personalidade de forma integral e de vir a exercer os seus direitos cívicos com assertividade no futuro.

Tipo de Documento Texto
Idioma Português
Contribuidor(es) Instituto Politécnico de Viseu
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