Detalhes do Documento

A resolução de problemas com múltiplas resoluções e representações

Autor(es): Vale, Isabel ; Barbosa, Ana

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11960/4297

Origem: Repositório Científico IPVC

Assunto(s): Resolução de problemas; Tarefas desafiantes; Representações; Resoluções visuais; Formação Inicial de professores; Problem solving; Multiple-solution tasks; Multiple representations; Visual solutions; Teacher education


Descrição

Para que os alunos, incluindo futuros professores, sejam competentes em resolução de problemas, devem utilizar diferentes representações matemáticas e as relações entre elas para escolher a mais conveniente em cada situação. O objetivo do estudo realizado é analisar os tipos de estratégias e representações utilizadas por futuros professores do ensino básico (alunos com idades entre 6-12 anos) na resolução de tarefas com múltiplas resoluções. O quadro teórico debruça-se sobre sistemas de representação relacionados com processos de pensamento usados durante a resolução de problemas, optando-se por uma metodologia qualitativa, e envolvendo 14 futuros professores. Os dados foram recolhidos através da observação participante e produções escritas. Os resultados mostram que os participantes privilegiaram estratégias analíticas e mistas, combinando representações visuais, verbais e simbólicas, bem como as suas duais. Globalmente, foi percepcionada a potencialidade de utilizar múltiplas representações e de as integrar, o que explica, em muitos casos, a escolha de estratégias mistas. ABSTRACT: For students, including future teachers, to be competent in problem solving, they must know different mathematical representations and the relations between them, so they can choose the most convenient in each situation. The aim of this paper is to analyse the types of strategies and representations used by future teachers of elementary education (6-12 years old) when solving multiple-solution tasks. The theoretical framework focuses on representational systems related to thinking processes during problem solving, following a qualitative methodology that involved 14 pre-service teachers. Data was collected through participant observation and written productions. The results show that the participants privileged analytical and mixed strategies, combining visual, verbal and symbolic representations, as well as their duals. Overall, the potential of using multiple representations and integrating them was perceived, which explains, in many cases, the choice of mixed strategies.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados