Autor(es): Gomes, S. ; Fernandes, D. ; Sousa, S.
Data: 2021
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/23036
Origem: Repositório ISCTE
Assunto(s): Políticas educacionais; Formação inicial de professores; Avaliação da educação; Portugal
Autor(es): Gomes, S. ; Fernandes, D. ; Sousa, S.
Data: 2021
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/23036
Origem: Repositório ISCTE
Assunto(s): Políticas educacionais; Formação inicial de professores; Avaliação da educação; Portugal
Esta pesquisa investigou as políticas de formação inicial de professores articuladas às políticas de avaliação de curso implementadas em Portugal e no Brasil nas últimas décadas. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica de abordagem qualitativa cuja fonte de dados envolveu revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas com professores pesquisadores da área. Os resultados revelaram que a formação inicial de professores tem se configurado de modo complexo nos dois países, em virtude das políticas educacionais efetivadas. Desse modo, a formação docente também foi considerada política essencial para o desenvolvimento da qualidade nos sistemas educacionais.