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O reduzido envolvimento social: implicações para o ajustamento psicossocial de crianças em contexto pré-escolar

Autor(es): Santos, A. J. ; Monteiro, L. ; Sousa, T. ; Fernandes, C. ; Torres, N. ; Vaughn, B.

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/8514

Origem: Repositório ISCTE

Assunto(s): Reduzido envolvimento social; Pré-escolar; Ajustamento psicossocial


Descrição

O reduzido envolvimento social, aspeto central na definição da solidão social, foi analisado numa amostra de 337 crianças portuguesas (171 rapazes), com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Com base em metodologias de observação, realizadas em contexto de Jardim de infância, verificou-se que níveis reduzidos de envolvimento social estão negativamente associados a baixos níveis de competência social, de resiliência e de um elevado ego-controle. A aceitação pelos pares, o impacto e a preferência social, analisados com base nas medidas sociométricas, encontram-se, tam- bém, negativamente associados com os níveis de baixo envolvimento social. Os resultados refletem as dificuldades de ajustamento psicossocial destas crianças e enfatizam o seu potencial risco para o desenvolvimento saudável.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
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