Autor(es):
Figueiredo, Mafalda ; Mateus, Vera ; Osório, Ana ; Martins, Carla
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/3221
Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Assunto(s): Idade pré-escolar; Sensibilidade; Desenvolvimento cognitivo; Interação mãe/pai-criança; Preschool; Sensitivity; Cognitive development; Mother/father-child interaction
Descrição
A sensibilidade materna no decorrer de interações mãe-criança está associada a um melhor desen - volvimento cognitivo das crianças em idade pré-escolar. Porém, o papel da sensibilidade paterna encontra-se menos explorado. Setenta crianças (39 do sexo masculino, 55.7%) foram observadas aos 4½ anos de idade, em sessões independentes com a mãe e com o pai, numa interação de jogo livre. Embora não tenha sido encontrada diferença entre sensibilidade materna e paterna durante as interações, apenas a primeira se revelou um preditor significativo de melhor desenvolvimento cognitivo das crianças em idade pré-escolar. Os resultados são discutidos tendo em conta as especifi cidades da interação mãe-criança e pai-criança e o seu efeito no desenvolvimento cognitivo das crianças.