Detalhes do Documento

A contribuição da sensibilidade materna e paterna para o desenvolvimento cognitivo de crianças em idade pré-escolar

Autor(es): Figueiredo, Mafalda ; Mateus, Vera ; Osório, Ana ; Martins, Carla

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/3221

Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Assunto(s): Idade pré-escolar; Sensibilidade; Desenvolvimento cognitivo; Interação mãe/pai-criança; Preschool; Sensitivity; Cognitive development; Mother/father-child interaction


Descrição

A sensibilidade materna no decorrer de interações mãe-criança está associada a um melhor desen - volvimento cognitivo das crianças em idade pré-escolar. Porém, o papel da sensibilidade paterna encontra-se menos explorado. Setenta crianças (39 do sexo masculino, 55.7%) foram observadas aos 4½ anos de idade, em sessões independentes com a mãe e com o pai, numa interação de jogo livre. Embora não tenha sido encontrada diferença entre sensibilidade materna e paterna durante as interações, apenas a primeira se revelou um preditor significativo de melhor desenvolvimento cognitivo das crianças em idade pré-escolar. Os resultados são discutidos tendo em conta as especifi cidades da interação mãe-criança e pai-criança e o seu efeito no desenvolvimento cognitivo das crianças.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório do ISPA
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.