Detalhes do Documento

(RE)cristalização ou (NEO)cristalização. Conceitos em manuais escolares de Biologia e Geologia 11.° ano

Autor(es): Silva Marques, Carla Sofia ; Barata, Carlos ; Carvalho Soares, Diana ; Gomes, Ana ; Lopes, Fernando Carlos ; Abrantes, Isabel ; da Silva Lopes, Betina ; Gomes, Elsa ; Callapez Tonicher, Pedro Miguel

Data: 2025

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.9/5961

Origem: Repositório do LNEG

Assunto(s): Ensino secundário; Manuais escolares; Metamorfismo; Recristalização; Neocristalização; High school; Metamorphism; Neocrystallization; Recrystallization; Textbooks


Descrição

RESUMO: O metamorfismo, temática incluída nas aprendizagens essenciais da disciplina de Biologia e Geologia do 11.° ano, é entendido como um conjunto de processos geológicos que envolvem modificações no conteúdo/composição mineral e/ou microestruturais de uma rocha, predominantemente no estado sólido. Durante esses processos podem ocorrer a nucleação e o crescimento de novos minerais - neocristalização - e de fases minerais já presentes - recristalização. Esta distinção leva-nos a questionar como é que esta temática é apresentada nos manuais escolares portugueses de Geologia. Para tal, foram analisados três manuais escolares do ano letivo 2022/23 e três do ano letivo 2008/09. Verificou-se que os manuais de 2008/09 referem apenas o processo de “recristalização”. Constatando-se uma evolução positiva nos manuais escolares de 2022/23, mas apenas um introduz o conceito de “neocristalização”. Ainda assim, no geral, estes promovem uma melhor compreensão dos processos que levam à formação de rochas metamórficas.

ABSTRACT: In Portugal, metamorphism is a topic included in the learnings of the 11th grade discipline of Biology and Geology. It is understood as a set of processes involving modifications in the mineral content/composition and/or microstructural of a rock, predominantly in the solid state. During these processes both nucleation and growth of new minerals - neocrystallization - and of mineral phases already present - recrystallization - may occur. This distinction leads us to question how this topic is presented in the Portuguese school textbooks of Geology. For that, three textbooks from the school year of 2022/23 and other three from the school year of 2008/09 were object of analysis. Despite the positive evolution noted in the 2022/23 textbooks, only one introduces the concept of “neocrystallization”. Nevertheless, the 2022/23 textbooks promote a better understanding of the processes that lead to the formation of metamorphic rocks.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório do LNEG
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados