Document details

O modelo de barras como uma representação pictórica de apoio à resolução de problemas no 1.º ciclo do ensino básico

Author(s): Barbosa, Elisabete ; Marques, Elsa ; Rodrigues, Leonor ; Pereira Santos, Carlos ; Teixeira, Ricardo Cunha

Date: 2021

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/7018

Origin: Repositório da Universidade dos Açores

Subject(s): Ensino da Matemática; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Modelo de Barras; Resolução de Problemas; Método de Singapura


Description

O modelo de barras é uma marca do conhecido método de Singapura, que tem sido amplamente aplicada em muitos países. Neste artigo, procura-se explicitar o potencial didático do modelo de barras na promoção da compreensão de conceitos e procedimentos fundamentais da Matemática Elementar, no contexto da resolução de problemas aritméticos, ou seja, de problemas que se baseiam nas quatro operações aritméticas. Através da construção de um esquema de barras, os alunos podem representar, por intermédio de um registo pictórico, as quantidades conhecidas e desconhecidas e perceber as relações entre essas quantidades, de modo a ganhar uma melhor compreensão do problema, o que estimula o desenvolvimento do raciocínio matemático e a destreza na resolução de problemas. Apresenta-se, ao longo do artigo, uma sequência de aprendizagem do modelo de barras, com progressivo aumento do grau de dificuldade ao longo do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório da Universidade dos Açores
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents