Author(s):
Barbosa, Elisabete ; Marques, Elsa ; Rodrigues, Leonor ; Pereira Santos, Carlos ; Teixeira, Ricardo Cunha
Date: 2021
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/7018
Origin: Repositório da Universidade dos Açores
Subject(s): Ensino da Matemática; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Modelo de Barras; Resolução de Problemas; Método de Singapura
Description
O modelo de barras é uma marca do conhecido método de Singapura, que tem sido amplamente aplicada em muitos países. Neste artigo, procura-se explicitar o potencial didático do modelo de barras na promoção da compreensão de conceitos e procedimentos fundamentais da Matemática Elementar, no contexto da resolução de problemas aritméticos, ou seja, de problemas que se baseiam nas quatro operações aritméticas. Através da construção de um esquema de barras, os alunos podem representar, por intermédio de um registo pictórico, as quantidades conhecidas e desconhecidas e perceber as relações entre essas quantidades, de modo a ganhar uma melhor compreensão do problema, o que estimula o desenvolvimento do raciocínio matemático e a destreza na resolução de problemas. Apresenta-se, ao longo do artigo, uma sequência de aprendizagem do modelo de barras, com progressivo aumento do grau de dificuldade ao longo do 1.º Ciclo do Ensino Básico.