Detalhes do Documento

À descoberta de padrões na educação pré-escolar

Autor(es): Carvalho, Alda ; Pereira Santos, Carlos ; Teixeira, Ricardo Cunha

Data: 2021

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/7019

Origem: Repositório da Universidade dos Açores

Assunto(s): Ensino da Matemática; Educação Pré-Escolar; Padrões


Descrição

Este artigo apresenta um leque fundamentado de ideias-chave sobre a exploração de padrões na Educação Pré-Escolar. Trata-se de um documento de apoio para os profissionais que estão "no terreno" (educadores, auxiliares, entre outros) e uma fonte de consulta para pais, encarregados de educação e todos aqueles que se interessam por estratégias de incentivo à descoberta da Matemática junto de crianças em idade pré-escolar. O texto tem duas secções essenciais: uma primeira secção apresenta uma categorização dos padrões adequados a explorar na Educação Pré-Escolar (padrões de repetição, padrões progressivos e padrões com simetrias); uma segunda secção apresenta algumas explorações típicas, hierarquizando graus de dificuldade e analisando reações frequentes de crianças nesta faixa etária.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório da Universidade dos Açores
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados