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Há festa na família…: contributos da psicologia para o estudo de rotinas, tradições, celebrações e rituais familiares

Autor(es): Pinto, Helena Rebelo ; Ribeiro, Maria Teresa

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/10484

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Família; Festa; Rotinas; Tradições; Celebrações; Rituais familiares; Family festivities; Routines; Traditions; Celebrations; Rituals


Descrição

Apresenta-se uma revisão da literatura respeitante ao estudo de rotinas, tradições, celebrações e rituais, tomando a Família como enquadramento sociológico e os modelos de funcionamento familiar como referência conceptual. Nomeadamente, o paradigma do Ciclo de Vida Familiar (Carter & McGoldrick, 2001), através dos seus conceitos fundamentais, proporciona uma fundamentação teórica adequada à análise do tema Festa, às suas tipologias, bem como à sua natureza e significado para a Família. Do percurso conceptual seguido ressalta a importância do grupo familiar como referencial situacional adequado e útil para a compreensão do conceito de Festa, facilitando também a análise das suas múltiplas formas de expressão, culturalmente enraizadas. Por fim, emerge a importância da função desenvolvimental da Festa para a Família e para cada um dos seus membros, constituindo-se, por isso, como um desafio à acção educativa, social e terapêutica.

This paper includes a review of the literature on routines, traditions, celebrations and rituals and adopts the family as a sociological background and a family psychological model as a conceptual reference. In particular, the Family Life Cycle (Carter & McGoldrick, 2001) and concepts are deployed as a theoretical framework to analyse types, nature and senses of festivity, within the family group. The importance of family as a situational concept proved useful in generating a better understanding of festivity. These theoretical concepts facilitate the analysis of their multiple expressions and functions in different cultural contexts, for the family as a group and for the development of participants. The opportunity for educational, social or therapeutic interventions are also pointed out.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Veritati
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