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Ensino e aprendizagem baseados nos estilos de aprendizagem: procurando o sucesso individual no ensino básico

Autor(es): Carvalho, Maria José de Oliveira Rodrigues ; Alves, José Matias ; Andrade, António

Data: 2023

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/41893

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Estilos de aprendizagem; Matemática no 7.º ano; Modelos VARK e CHAEA


Descrição

Para melhorar as aprendizagens dos alunos do sétimo ano de escolaridade em Matemática, aplicou-se metodologia de estilos diferenciados de aprendizagem dos alunos, em momentos distintos: ensino presencial e não presencial. Conhecer o perfil dos 133 alunos participantes no estudo e a sua capacidade motivacional de aprender, foi importante, potenciando o seu papel ativo e crítico, na construção e divulgação do conhecimento. Para o acesso à informação, aplicou-se a Metodologia VARK, cujo nome decorre do acrónimo de Visual, Aural, Read/Write e Kinesthetic, proposto pela primeira vez em mil novecentos e noventa e dois, pelos pesquisadores neozelandeses Neil D. Fleming e Colleen Mills (1992), quando investigavam processos de ensino e aprendizagem. Já na forma de partilhar o conhecimento foi aplicada a Metodologia CHAEA, Cuestionario Honey y Alonso de Estilos de Aprendizaje”, adaptado e traduzido para o português, por Portilho (2011). Na primeira metodologia procura-se aperfeiçoar o conhecimento e as competências adquiridas pelos alunos, direcionando as aulas para as preferências individuais de aprendizagem, na segunda proporciona-se momentos diferentes de partilha de aprendizagens. A metodologia de investigação foi de cariz qualitativa, abrangendo recolha de dados, observações diretas, questionários e produções dos alunos em estudo. A maioria dos alunos obteve o estilo multimodal e múltiplo, respetivamente VARK e CHAEA. As aulas, nas duas modalidades, incluíram vários estilos em simultâneo, procurou-se, pois, encontrar, para os alunos, formas facilitadoras da abordagem e assimilação seguras, dos novos conteúdos ministrados, e mais ajustadas aos seus perfis; presencialmente privilegiou-se o trabalho em díade e individual, no ensino não presencial, alicerçou-se em pequenos grupos de alunos, figurando todos os estilos de aprendizagem. Os resultados de sucesso passaram de 73% para 85%, refletindo o esforço e as exigências colocadas aos alunos, confirmam uma maior dedicação ao estudo e o incremento do interesse em aprender.

Tipo de Documento Objeto de conferência
Idioma Português
Contribuidor(es) Veritati
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