Document details

Auto-avaliação regulada em Matemática: dizer antes de fazer

Author(s): Santos, Leonor ; Pinto, Jorge

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2810

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Educação Matemática; Auto-avaliação regulada; Aprendizagem em Matemática; Interacção avaliativa; Avaliação formativa


Description

Este artigo corresponde à versão post-print do trabalho publicado.

Esse artigo diz respeito a um estudo desenvolvido com alunos do ensino secundário em Matemática, onde se introduziu ao longo de todo um ano lectivo uma prática intencional de avaliação reguladora. Esta prática consistiu numa estratégia pedagógica em que os alunos tinham de interpretar a tarefa proposta, descreverem por escrito a estratégia de resolução e posteriormente resolverem-na. Coube ao professor dar feedback às produções dos alunos, variando ao longo do ano a sua incidência. Optou-se por uma metodologia interpretativa, recorrendo-se à observação, com registo áudio, e à análise documental das produções dos alunos, do diário de bordo e reflexões do professor. Este estudo evidencia que esta estratégia é potenciadora de aprendizagem, contribui para os alunos reformularem raciocínios erróneos e evita a persistência de erros ou incompreensões. Por ser contrária a uma prática corrente, levanta contudo dificuldades aos alunos e desafia o professor a reflectir e a interagir com outros.

This article reported a study evolving secondary students in mathematics, where formative assessment was introduced along the school year. In this teaching strategy pupils had to interpret a task, write the resolution strategy and then solve it. The teacher gave feedback to the pupils throughout their outcomes, changing the focus of the feedback’s incidence over the year. An interpretive methodology was chosen, using observation, with audio recording, and pupils’ sheets, target logbook and teacher reflections. This study pointed out that this strategy contributes to the learning process, helps students to reanalyse their reasoning and prevents persistence of errors and misunderstandings. It is opposite to the standard practice, in that it raises difficulties for the pupils and challenges the teacher to reflect and interact with others.

Fundação para a Ciência e Tecnologia

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents