Author(s): Longo, João
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/28477
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Teses de doutoramento - 2017
Author(s): Longo, João
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/28477
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Teses de doutoramento - 2017
A preparação profissional dos futuros enfermeiros desde sempre teve uma forte ligação aos contextos clínicos. Apesar da crença geral acerca das vantagens da prática em contexto de trabalho na formação inicial em Enfermagem, é ainda escassa a investigação no que diz respeito a mostrar empiricamente o valor formativo dessa componente quer no desenvolvimento profissional docente quer na construção profissional do futuro enfermeiro. O presente trabalho inscreve-se assim no domínio da formação de professores, especificamente na componente prática em contexto profissional da formação inicial de enfermeiros. Tem como objetivo geral compreender, na perspetiva docente e discente, o que constitui o valor formativo da prática em contexto de trabalho no plano das aquisições, desenvolvimento de conhecimentos, competências profissionais e construção identitária para ambos os grupos de atores. Trata-se de um estudo que assenta numa abordagem qualitativa de natureza interpretativa. A amostra é intencional, composta por sessenta e oito professores e quinze estudantes de treze Escolas Superiores de Enfermagem | Saúde, de Portugal continental. A recolha de dados foi efetuada através da aplicação da técnica de focus-group aos docentes e entrevistas semi-estruturadas aos discentes. A análise dos dados foi executada com recurso à técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados obtidos permitiram reunir um conjunto de evidências que salientam inequivocamente o valor formativo da prática para docentes e discentes. Para os primeiros, esse valor formativo parece estar associado à possibilidade de concretizar um desenvolvimento profissional situado; de conscientização das suas necessidades de formação; da promoção de um ambiente colaborativo e de socialização profissional; da construção de profissionalidade; do desenvolvimento de competências profissionais; da construção identitária e, inclusive, enquanto contributo para a sua satisfação profissional. No caso dos estudantes, o valor formativo da prática parece estar relacionado com a possibilidade de realizar aprendizagens situadas supervisionadas; desenvolver competências pessoais e profissionais; com a construção da sua identidade; com a socialização profissional e, ainda, com a facilitação da tomada de consciência de si. Foi também possível identificar um conjunto de estratégias formativas usadas pelos professores em ensino clínico que, na perspetiva docente e discente, são promotoras de valor formativo acrescentado e, ainda, diversos obstáculos correntes que evidenciam restringir o valor formativo que a prática poderia ter. Por fim, os dados obtidos sugerem ainda a necessidade de reconceptualização da componente prática da formação inicial em Enfermagem, apontando algumas mudanças curriculares que podem criar contextos mais favoráveis ao incremento das potencialidades formativas da prática.