Author(s):
Queiroz, João ; Figueiredo Vieira Da Cunha, Eduardo ; Radulescu De Barrio De Mendoza, Mihaela ; Gueller, Viviane ; Dillon, Verónica ; Ferreira, Nuno M. Gonçalves Pinto ; Vidagañ, María ; Cidade, Daniela Mendes ; Batista De Assis, Sissa Aneleh ; Grando, Angela Maria ; Sánchez Sampedro, Amaya ; Oliveira Carvalho, Francione ; Monteiro, Matheus Assunção Braz ; Villa, Danillo ; Oliveira, Ronaldo Alexandre de ; Sampaio Ferraz, Tatiana ; Marques, Ines Andrade ; Macedo, Juliana Gouthier ; Nogaledo Gómez, Laura
Date: 2019
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/48587
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Estudos Artísticos; Arte; Periódicos
Description
Nesta procura continuada de reunir escritos de artistas sobre outros criadores se reuniram neste número da Revista Croma dezasseis artigos que têm em comum a determinação interventiva e emancipada. Provoca-se o inconformismo, ensaia-se o pensamento. A intervenção advém do estatuto, do capital simbólico associado à autoria. O estatuto político da arte centra o artista e tona-o vocal. A sua perspetiva, a sua síntese, a sua fantasia, são agora meios para uma mediação junto de todos, em direção a uma transformação fundamental e construtora de um dos pontos essenciais da cultura: a arte emancipada. Com a emancipação da arte, criou-se uma nova referencialidade, um novo descentramento, um olhar exterior, um olhar do homem sobre o homem, um olhar político mediado pelas formas pensadas.