Author(s):
Ferreira, Jéssica
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/54892
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Segmentação turística; Marketing Interno; Gestão de Recursos Humanos; Produto Turístico; Turismo em Team Building; Touristic Segmentation; Internal Marketing; Human Resources Management; Touristic Product; Tourism in Team Building
Description
O turismo é um fenómeno multifacetado e geograficamente complexo, qualificado como uma indústria que produz um conjunto de bens e de serviços impactantes para diversos países. Assumindo-se como uma fonte de rendimento e desenvolvimento, o turismo transporta a necessidade de segmentar a sua oferta pelas motivações da procura, dando origem a vários nichos que adaptam os seus produtos à necessidade do mercado. Além desse desenvolvimento e dos benefícios económicos, o seu propósito passa por proporcionar satisfação e experiências positivas. Nessa perspetiva, o recurso aos serviços turísticos assume um maior posicionamento por parte da restante indústria, levando as empresas a ver nos produtos turísticos estratégias para instruírem os seus colaboradores, utilizando os eventos como motivador e fortalecedor de relações laborais. Valorizando cada vez mais o capital humano, as empresas sentiram a necessidade de criarem estratégias de comunicação interna, através do marketing interno, impulsionando uma maior motivação dos seus colaboradores e equipas através das práticas de team building. Neste prisma, este projeto pretende verificar se existe ou não uma possibilidade de gerar um nicho de mercado “Turismo em Team Building” criando uma oferta integrada com o valor acrescentado deste produto. No estudo empírico serão analisados dois universos distintos: pequenas e médias empresas e as grandes empresas. Concretamente serão estudadas as pequenas e médias empresas líderes pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação e o ranking das 500 maiores e melhores empresas pela revista Exame, ambos correspondentes a 2019, segmentados pela região Norte e pelas secções empresariais com um maior peso da empregabilidade regional. Numa terceira fase de análise serão considerados os agentes turísticos, e a sua perspetiva face à temática em estudo. Esta investigação combina uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa) considerando três análises de investigação: (1) compreender o nível de conhecimento sobre a temática e a logística do recurso das atividades team building para as empresas e para a obtenção dos seus melhores resultados, através de entrevistas exploratórias e semiestruturadas a departamentos de gestão de recursos humanos; (2) compreender a motivação dos colaboradores que realizam atividades team building, e das empresas, classificando o seu grau de satisfação perante essas mesmas atividades, através de questionários; (3) explorar a posição do Turismo perante estas atividades team building, através da realização de entrevistas exploratórias semiestruturadas a agentes turísticos e team building. O objetivo final prende-se no conhecimento da realidade da oferta turística, analisando como podem ser prestados os serviços destas atividades associados ao turismo, criando possibilidades de venda de Turismo em Team Building, com foco no universo das pequenas e médias empresas, como um produto “chave-na-mão”.