Author(s): Gomes, Paula ; Quaresma, Marisa ; Ponte, João Pedro da
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/61627
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Estudo de aula; Formação de professores; Discussão; Matemática
Author(s): Gomes, Paula ; Quaresma, Marisa ; Ponte, João Pedro da
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/61627
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Estudo de aula; Formação de professores; Discussão; Matemática
Com base num estudo de caso, procuramos compreender em que medida a participação de uma professora em estudos de aula tem reflexos na sua prática letiva. A recolha de dados incluiu observação participante (com realização de diário de bordo e gravações áudio/vídeo), recolha documental (tarefas e planos de aula) e entrevista. Os resultados indicam que participar em estudos de aula, planeando discussões coletivas a partir das respostas dos alunos, contribuiu para mudanças na prática da professora. Ela propôs uma tarefa que permitiu aos alunos estabelecerem conexões entre representações, e, na discussão coletiva, incentivou a participação de vários alunos e desafiou-os a ir além da tarefa, o que não fez nos estudos de aula.