Document details

“O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula

Author(s): Gomes, Paula ; Quaresma, Marisa ; Ponte, João Pedro da

Date: 2023

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/61627

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Estudo de aula; Formação de professores; Discussão; Matemática


Description

Com base num estudo de caso, procuramos compreender em que medida a participação de uma professora em estudos de aula tem reflexos na sua prática letiva. A recolha de dados incluiu observação participante (com realização de diário de bordo e gravações áudio/vídeo), recolha documental (tarefas e planos de aula) e entrevista. Os resultados indicam que participar em estudos de aula, planeando discussões coletivas a partir das respostas dos alunos, contribuiu para mudanças na prática da professora. Ela propôs uma tarefa que permitiu aos alunos estabelecerem conexões entre representações, e, na discussão coletiva, incentivou a participação de vários alunos e desafiou-os a ir além da tarefa, o que não fez nos estudos de aula.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents