Detalhes do Documento

“O que descobriram?” Tarefas e discussões coletivas usando diferentes representações durante e após estudos de aula

Autor(es): Gomes, Paula ; Quaresma, Marisa ; Ponte, João Pedro da

Data: 2023

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/61627

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Estudo de aula; Formação de professores; Discussão; Matemática


Descrição

Com base num estudo de caso, procuramos compreender em que medida a participação de uma professora em estudos de aula tem reflexos na sua prática letiva. A recolha de dados incluiu observação participante (com realização de diário de bordo e gravações áudio/vídeo), recolha documental (tarefas e planos de aula) e entrevista. Os resultados indicam que participar em estudos de aula, planeando discussões coletivas a partir das respostas dos alunos, contribuiu para mudanças na prática da professora. Ela propôs uma tarefa que permitiu aos alunos estabelecerem conexões entre representações, e, na discussão coletiva, incentivou a participação de vários alunos e desafiou-os a ir além da tarefa, o que não fez nos estudos de aula.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados