Document details

Conhecimento sobre tarefas e sobre os alunos num estudo de aula com professoras de matemática

Author(s): Gomes, Paula ; Quaresma, Marisa ; Ponte, João Pedro da

Date: 2023

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/61635

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Conhecimento didático; Estudo de aula; Matemática; Secundário; Abordagem exploratória


Description

A partir de um estudo de aula baseado numa abordagem exploratória, analisamos o desenvolvimento do conhecimento de professoras de Matemática do ensino secundário sobre a elaboração de tarefas e a antecipação de estratégias e dificuldades dos alunos, no planeamento da aula e na reflexão sobre o trabalho dos alunos. A investigação é qualitativa/interpretativa. Os dados foram recolhidos por observação participante (com diário de bordo e gravações áudio/vídeo), recolha documental e entrevista. Os resultados sugerem que, nas sessões de planeamento, as discussões sobre a redação e sequenciação das questões da tarefa, influenciadas pela antecipação de estratégias e dificuldades dos alunos, criaram oportunidades para as professoras desenvolverem o seu conhecimento sobre a elaboração de tarefas, as estratégias que os alunos podem seguir e formas de os apoiar. Desenvolveram também o seu conhecimento sobre a condução da realização de tarefas exploratórias, nomeadamente a seleção e sequenciação de respostas para a discussão coletiva. Nas reflexões pós-aula, ampliaram ainda o seu conhecimento sobre os alunos e a sua aprendizagem, discutindo estratégias e dificuldades não antecipadas e procurando razões para essas dificuldades.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents