Author(s):
Ponte, João Pedro da ; Pina Neves, Regina Da Silva ; DIAS RAMOS DE MACEDO SILVA, ALUSKA ; Quaresma, Marisa
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/61655
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Estudo de aula; Conhecimento didático; Formação inicial; Matemática; Lesson study; Initial teacher education
Description
O estudo de aula é um processo formativo que tem sido utilizado na formação inicial de professores de Matemática. Organizámos um intercâmbio entre futuros professores de três universidades, de Portugal e do Brasil, participando em estudos de aula. A partir desse intercâmbio procurámos saber que aprendizagens fizeram os futuros professores sobre aspetos fundamentais do conhecimento didático durante o processo formativo assim como nos encontros síncronos entre os participantes das três instituições. O objetivo do presente artigo é analisar essas aprendizagens dos futuros professores e o modo como eles viveram este intercâmbio. Os dados foram recolhidos por gravação das sessões virtuais realizadas e recolha documental. Os resultados mostram que o estudo de aula contribuiu para aprendizagens significativas por parte dos futuros professores, nomeadamente sobre tarefas, planificação e sobre a condução de uma aula exploratória, incluindo a discussão coletiva. Além disso, os futuros professores mostraram compreender a necessidade de conhecer os alunos. O intercâmbio mostrou ser uma iniciativa produtiva, levando ao empenhamento dos futuros professores e reforçando a sua aprendizagem, sobretudo em aspetos didáticos.