Detalhes do Documento

Parceria família-creche na transição do bebé para a creche

Autor(es): Coelho, Vera Lúcia Marques ; Barros, Sílvia ; Pessanha, Manuela ; Peixoto, Carla ; Cadima, Joana ; Pinto, Ana Isabel

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.24/1681

Origem: Repositório Científico da UMaia

Assunto(s): Comunicação família-educadora; Qualidade do ambiente de creche


Descrição

Este estudo apresenta atitudes e probabilidade de comportamentos de parceria família-creche, relatadas por mães e educadoras, durante o período de entrada de bebés na creche. Mães e educadoras de 90 bebés responderam à Escala de Parceria Educadores-Pais. Os resultados indicam uma grande valorização, por parte das mães e educadoras, da parceria creche-família para dar resposta às necessidades das crianças, bem como uma elevada probabilidade de se envolverem em comporta - mentos de parceria. Os relatos das mães são relativamente mais positivos do que os das educadoras quer no que se refere às atitudes, quer no que se refere à probabilidade de comportamentos de parceria. Verificaram-se associações positivas entre os relatos das mães e das educadoras, assim como entre as atitudes das mães e a qualidade do ambiente familiar. Encontraram-se associações negativas entre a idade e experiência das educadoras em contexto de creche e as suas respostas relativas a atitudes e à probabilidade de comportamentos de parceria. Na discussão, destaca-se a necessidade de investir na formação e na melhoria da qualidade das creches, de modo a promover parcerias família-creche mais efetivas

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Científico da UMAIA
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados